terça-feira, 10 de abril de 2018

Que Jornalismo fazemos em Bacabal?


Você pode até se perguntar porque mais um blog em Bacabal? Eu já tinha esse blog há algum tempo, mas por falta de "tempo" resolvi deletá-lo da rede. No entanto os últimos acontecimentos no Brasil vem refletindo na vida do povo bacabalense, por isso acho salutar voltar o debate sobre a qualidade do jornalismo produzido em nossa cidade.
A mídia de Bacabal é formada em sua maioria por pseudos jornalistas a serviços de grupos políticos nem sempre éticos, a programação da TV local se destaca pelo culto à violência chegando a transmitir quase ao vivo assassinatos e prisões indiretamente criando falsos heróis dos dois lados da história.
Como se não bastasse a personalidade marron de nossa imprensa que por se tratar de uma cidade de porte médio, ainda há orgulho do não querer estudar, não querer aprender o novo ou pelo menos conseguir um registro profissional de Imprensa para garantir direitos básicos do ser humano.
O Jornalismo bacabalense carente de qualidade técnica ainda presta o grande serviço à comunidade, mas não é comum a busca pela matéria, eventos e atividades que poderiam passar uma imagem positiva da cidade são simplesmente ignorados pela imprensa local e detrimento de assassinatos, assaltos e imagens sangrentas. Falta à Comunicação Bacabalense o bom sendo da cobertura.
A classe dividida politicamente por seus patrões esquer de se unir e se organizar, conde está a Associação de Imprensa de Bacabal? Instituição como essas ajudariam na formação profissional quanto num melhor aproveitamento das mídias em Bacabal. Uma tentativa de reorganizar a classe foi feita pelo Jornalista Salomão Duarte, mas parece que não foi pra frente.
Hoje com o advento de novas mídias, surge novas plataformas de informação, o jornalismo se torna mais hábil, em tempo real cobre-se acontecimentos no outro lado do mundo. Em Bacabal a vida já não é mais um jogo de cartas marcadas, faz-se necessário adaptar-se aos novos tempos e lembrar-nos que não é apenas numa prazerosa mesa de bar depois do trabalho que se resume o jornalismo contemporâneo bacabalense.


0 comentários:

Postar um comentário